quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Anestesia Odontológica



Boa noite pessoal!

Hoje iremos discutir um tema que causa muita ansiedade por parte do cliente: a anestesia odontológica.

Muitas são as “visões’ que o cliente possui da anestesia. Questionamentos sobre a técnica, duração da anestesia, reversibilidade, etc.

É bastante comum esta ansiedade, visto que esta “parte” do tratamento (anestesia), juntamente com a caneta de alta rotação são os instrumentos mais “odiados” pelos clientes. Abaixo, dúvidas bem frequentes. Com grande chance, você vai se encaixar nela:

“A anestesia dói Dr.?”

“Vou passar quanto tempo com a boca dormente?”

“Meu rosto está inchado?”

“Posso ter reações alérgicas à anestesia?”



Esses são os questionamentos mais comuns por parte dos clientes. A última dúvida acima venho escutando há pouco tempo! Talvez por há pouco tempo ocorrerem acidentes decorrentes de anestesias locais em consultórios odontológicos e médicos.

A influência da mídia também pode ser considerada um fator para gerar preocupações por parte do cliente e familiares.

Definição de Anestesia

Define-se como anestesia o bloqueio reversível da condução do estímulo nervoso, com o intuito de promover perda temporária de qualquer sensibilidade na região submetida à técnica anestésica.

Tal mecanismo ocorre a partir do bloqueio dos canais de sódio, impedindo a propagação do estímulo doloroso. Como a discussão em questão não é sobre a ação bioquímica dos anestésicos, não vou entrar em detalhes para não fugir do tema.

Existem dois tipos de anestesia: local e geral. A anestesia local se diferencia da geral por não ocasionar perda de consciência durante sua utilização. Por ser este tipo de anestesia mais utilizado em consultório dentário, vamos nos aprofundar nela.

Os anestésicos locais , como o nome já diz, são utilizados em determinada região, onde somente aquela área apresentará ausência de sensibilidade. Geralmente, o anestésico é composto de um sal anestésico e de um agente vasoconstrictor, podendo variar de acordo com cada tipo de anestésico. Alguns anestésicos não possuem vasoconstrictores, sendo seu uso reservado para clientes portadores de patologias que inviabilizem seu uso (ex. diabetes).

O vasoconstrictor tem a função de promover a uma contração nos vasos sanguíneos na área injetada, fazendo com que a absorção do anestésico no local se dê de maneira mais lenta, logo, prolongando a duração da anestesia. Na situação inversa, o anestésico sem vaso tende a durar menos tempo.

Dica: Cadastre seu email no blog e receba sempre um email quando algo de novo for postado!

Por que tenho que ser submetido à anestesia local?

Porque existem procedimentos odontológicos que, com grande probabilidade, irão gerar incômodo (dor), o que causa um desconforto considerável no cliente, gerando stress, dificultando seriamente o andamento do tratamento. O tempo de efeito anestésico varia muito para cada indivíduo, além de depender também do tipo de anestésico que vai ser utilizado. Nos anestésicos mais utilizados, o efeito anestésico dura , em média, 2 a 3 horas. Porém, há anestésicos que perduram por mais tempo seu efeito, podendo chegar passar de 10 horas.



Todos os procedimentos odontológicos são realizados sob anestesia local?

Não. Inúmeros procedimentos odontológicos podem ser realizados sem anestesia. Cabe ao Dentista discutir com o cliente, para que não se utilizem anestésicos locais sem necessidade. Lembre-se que o anestésico também é um fármaco e pode causar efeitos colaterais.



Por que a agulha da seringa incomoda tanto?

Essa é a grande questão. É muito comum o cliente relacionar a dor à agulha. Entretanto, a agulha apresenta um diâmetro extremamente fino, e ainda seu desconforto pode ser minimizado pelo uso de anestésico tópico (pomada que é aplicada no local da infiltração).

O que o cliente não sabe é que o desconforto maior é causado pelo líquido anestésico. Ele provoca uma distensão dos tecidos adjacentes e, por apresentar um conteúdo relativamente ácido, causa uma “queimação” no momento da injeção.



Além disso, há outras técnicas que o Dentista pode fazer uso, como por exemplo, infiltrar o anestésico lentamente, ir conversando com o cliente para desviar o foco de atenção daquele momento e o anestésico tópico, mencionado acima.

Por que a anestesia às vezes não funciona?

Existem alguns motivos que justificam a possível falha da anestesia:

A – Idiossincrasia: é a variação individual de cada cliente. Cada um responde de uma maneira diferente. A quantidade de anestésico pode ser suficiente para um e para o outro não;



B – Variações anatômicas: Cada indivíduo apresenta uma estrutura óssea diferente. Tais diferenças podem ocasionar modificações nas posições dos locais mais “comuns” das inervações.

Um exemplo disso é a posição do forame (orifício) mandibular (foto ao lado), por onde entra o nervo alveolar (dentário) inferior. Em uma criança, este forame situa-se um pouco mais baixo, devido à inclinação do ramo mandibular na criança. Neste caso, a agulha deve ser inclinada um pouco mais para baixo para sucesso da técnica;

C – Qualidade óssea: Um osso mais poroso tende a absorver melhor a anestésico, ocorrendo o contrário com um osso mais denso;

D – Inervação cruzada e acessória: Uma determinada região pode estar recebendo ramos nervosos da área do lado oposto, sendo necessário complementar a anestesia no lado oposto ou a região adjacente;



E – Variações patológicas: Alterações no desenvolvimento dos maxilares (explicado no item B) e inflamações e/ou infecções no local (foto ao lado);



F – Relacionado com o material: tipo de material, validade do material e uso de vasoconstrictor na composição.

Já ouvi falar em casos de super dosagem de anestésicos. Qual o limite de tubetes?

Quanto a isso, não há problema. Para cada tipo de sal anestésico, existe um cálculo que se faz para saber o nº máximo de tubetes que pode usar sem haver problemas. Este cálculo leva em conta a concentração do sal anestésico, do vasoconstrictor e o peso do cliente. Isso deve ser levado utilizado em clientes com estado de saúde geral bom. Em clientes com alguma alteração sistêmica, deve-se colocar uma margem de erro por segurança.

Quais os riscos da anestesia local?

Como toda a medicação, os anestésicos locais apresentam efeitos colaterais e riscos. O cliente pode relatar tontura, aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e falta de ar. Contudo, vale a pena mencionar que, na maioria dos casos, o stress antes da anestesia pode ser a causa dos sintomas ditos acima.

Como de costume, uma boa anamnese, na qual se discute o estado geral de saúde do cliente pode minimizar estes riscos com quase 90%. Há diferentes tipos de anestésicos com diferentes composições e concentrações. Há, por exemplo, anestésicos que não podem ser utilizados em gestantes de maneira alguma (prilocaína), pela possibilidade de provocar uma condição chamada metahemoglobinemia.

Para saber mais sobre anamnese e sua importância, clique aqui!

Fora isto, o vasoconstrictor utilizado neste anestésico pode provocar aborto ou parto prematuro. Este mesmo anestésico é indicado para hipertensos. Entenderam como a anamnese é importante? A partir dela e de estudos sobre o assunto em questão, pode-se indicar ou contra indicar o anestésico ao cliente.

Se houver a necessidade de discussão com outro profissional que, por ventura, esteja tratando o cliente, este deverá ser feito. Aqueles clientes que, em decorrência de outras alterações sistêmicas (ex. diabetes), estão sob monitoramento, devem ser observados pelo Dentista com mais critérios. O diabético descompensado (glicose com taxas alteradas) deve ser estabilizado antes de se submeter ao tratamento odontológico. Vale lembrar que o diabético compensado deve ser tratado com um cliente comum, sem necessidade de antibioticoterapia prévia.

Muitos cardiologistas solicitam o uso de anestésico local sem vasoconstrictor, alegando que esse pode causa aumento da pressão. Todavia, há inúmeros trabalhos comprovando que a adrenalina endógena (produzida pelo organismo) é 100.000 vezes maior que a adrenalina contida em um tubete anestésico.

Existe um trabalho muito interessante no qual ratifica, de acordo com a literatura, que o uso de anestésicos locais a base de vasoconstrictor pode e deve ser utilizado, desde que seja feita uma boa anamnese. Abaixo a conclusão do artigo.

“É possível e viável o uso de adrenalina ou noradrenalina associadas ao anestésico local em pacientes com enfermidades cardíacas e hipertensão arterial, desde que se observem certos cuidados e não se ultrapasse a dose máxima recomendada.”

Link do artigo para interessados:

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/10649

Cada caso é um caso e deve ser analisado minuciosamente. Por se tratar de um procedimento que gera muita ansiedade, os benefícios da anestesia devem ser discutidos com o cliente.

Espero ter ajudado

Atenciosamente,

Dr. Wilson Correia Júnior


Um ótimo 2010 para todos!

Deseja tirar dúvidas? Clique aqui!

252 comentários:

  1. Por quê sempre ocorre resistencia dos dentistas em fazer uso de anestesia no pacinte isso ocorre muito comigo por isso evito o consultório de dentista morro de medo de sentir dor e prefiro sempre o uso d anestesia mas os médicos sempre dizem aguenta já tá acabando me sinto coagida dessa forma nem se quer me questionam minha preferência.

    ResponderExcluir
  2. Prezada,

    Porque, muitas vezes, os procedimentos podem ser realizados sem anestesia e a dor que seria ocasionada pelo uso do anestésico pode ser até maior que a do procedimento que será realizado, isto se vier a doer.

    Além disso, de qualquer forma o anestésico é uma droga. Submeter seu organismo a esta sem necessidade não é interessante.

    Porém, isto deve ser discutido com o cliente. Alguns, como me parece ser o seu caso, só realizam sob anestesia.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!Há três semanas mais ou menos fiz uma cirurgia dentária dos dentes "queiros".Na verdade foram duas extracões em posições diferentes,uma do lado esquerdo e outra do lado direito da boca.No entanto ocorreu que eu perdi a sensibilidade de um lado da boca,na parte interna,incluindo metade da língua.também tenho dificuldades de abrir a boca. Gostaria de saber sua opinião sobre este assunto.Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Prezado,

    Pela possibilidade dos sintomas pertencerem a outras situações que só podem ser analisadas clinicamente,sugiro você voltar ao dentista que realizou a cirurgia para avaliar sua situação e tomar as devidas providências.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá Doutor...
    Estou muito preocupada ...
    tirei 2 cisos nesta terça(hj é sexta) e meu queixo ainda esta totalmente anestesiado e dormente, incomodando. Minha sensação é de que nao voltarei ao normal nunca.
    Levando em conta que levei 6 tubetes de anestesia neste dia , não sei te falar exatamente qual. Essa demora de passar o efeito da anestesia se deve a quantidade? O que fazer nessa situação? É normal minha situação?

    Muito obrigada!!
    E

    ResponderExcluir
  6. Prezada Renata,

    Seu caso é idêntico ao do comentário anterior. Ambos necessitam de avaliação clínica para melhor diagnóstico e tratamento. Já comentou com o profissional sobre o assunto?

    Aguardo contato e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Luiz Roberto Jacques27 de junho de 2011 11:07

    Bom dia

    Tenho de fazer uma extração de um dente (25 superior)a parte externa totalmente quebrada. O dentista me fez perguntas sobre reações, falei que, quando tomo anestesia local tenho nauseas e que quando tinha 19 anos em um procedimento cirurgico -retirar os meniscos - tive reação e fiquei na uti por 48 horas - reação a anestesia.

    O mesmo não quiz extrair meu dente e mandou eu procurar um clinico geral. Gostaria de Receber um comentario sobre esse assunto. Tenho 46 anos e niveis de colesterol e pressão dentro do normal. meu E-mail roberto_jac@yahoo.com.br.

    Atenciosamente

    Luiz Roberto Jacques
    São Borja RS.

    ResponderExcluir
  8. Prezados Luiz,

    O seu histórico médico fez (e com razão) que o dentista te encaminhasse para os devidos exames. E a conduta foi correta, pelo menos a meu ver.

    Reações a anestésicos são muito raras e por isso deve-se agir com cautela na ocorrência de uma. Profissionais como um clínico geral ou um alergologista podem ajudá-lo e identificar qual anestésico você realmente tem problema.

    Uma medicação de prevenção deve ser receitada para ti, com o intuito de prevenir ou pelo menos atenuar possíveis reações.

    Converse com o seu médico sobre o assunto e mantenha o dentista informado.

    ResponderExcluir
  9. Aiii Doutor...
    ainda não falei com a academica que fez essa cirurgia(fiz na UFJF), mas amanhã vou la tirar os pontos e ver com ela.

    Muito obrigada Doutor!!!

    ResponderExcluir
  10. Pronto.

    O professor saberá o que fazer no seu caso!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Olá

    fui la e ele me passou uma vitamina que se chama de cetaneurin(se nao me engano)por 15 dias e 2x ao dia...
    vamos ver ne?

    Estou mais calma...rs
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      você conseguiu resultado em seu tratamento? tive o mesmo problema e também estou preocupada! abs,

      Excluir
  12. Ok Renata.

    O seu quadro, além da medicação, vai necessitar de paciência de sua parte, por se tratar de um quadro demorado.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Tomei anestesia para fazer uma restauração do penúltimo dente inferior no dia 20-06-2001(há 16 dias), e estou com a boca anestesiada até hoje, isso é normal? . Tem algo que posso fazer para a sensibilidade voltar? . Quanto tempo ainda pode demorar?.

    ResponderExcluir
  14. Prezado,

    Não é normal.

    Volte ao dentista que realizou o procedimento para que ele possa analisar o caso e tomar as devidas providências.

    ResponderExcluir
  15. o que adianta querer tirar dúvidas? nada, o Dr manda falar com o profissional...a gente sabe... tá certo . mas o blog então é só p informação dentária, até interessante, não de ajuda.
    perguntamos sem citar nomes,
    estou com uma parestesia há 6 meses...por causa de uma anestesia p implante.. já falei com meu destista e ele nem liga.. sei q isso acontece, mas e se agravar?? ficar p sempre, sei q tem medicamentos p resolver, ele ñ me receita.., tomo sózinha??.. (s.o.s)..... se pedimos e só p. ter uma orientação..
    estou aflita, nervosa, sem solução.
    atencisamente

    ResponderExcluir
  16. Prezada,

    Entendo seu problema e respeito sua aflição. Mas lembro que este blog tem como objetivo informar e tirar dúvidas passíveis de esclarecimento através da web, o que é completamente diferente do seu caso.

    Se tiver curiosidade de olhar outras postagens, respondi e até sugeri tratamentos, desde que estejam enquadrados no mencionado acima.

    Como você mesma falou, a parestesia pode ocorrer em qualquer cirurgia oral. Faz parte das possíveis complicações, e sei que é uma das mais chatas de se conviver. Tive uma cliente assim e sei como é.

    Um diagnóstico e tratamento corretos necessitam de avaliação clínica, isto é, entre o profissional e o cliente, frente a frente, o que torna impossível e até irresponsável da minha parte sugerir algum tipo de tratamento para seu caso, infelizmente. Espero que entenda.

    A parestesia é um quadro que requer tempo para sua recuperação. Não há medicações específicas para o tratamento, pelo menos comprovado cientificamente.

    Porém, sabe-se que a laserterapia é bastante eficaz na recuperação da sensibilidade na área afetada. E não se preocupe, ela quase sempre não tende a agravar, pelo menos naturalmente.

    Caso não esteja satisfeita com o acompanhamento dado pelo profissonal, procure outro. Caso não conheça, peça indicações de amigos ou procure algum centro especializado em laserterapia. As faculdades públicas ou estaduais oferecem este serviço gratuito ou cobrando uma taxa simbólica. Se pudesse me informar a região que você reside, poderia te orientar neste assunto.

    E com certeza, receberás o acompanhamento necessário para o correto tratamento.

    Boa sorte no seu caso e aguardo informações sobre sua região de residência.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!
    Tenho 23 anos e nunca tinha feito tratamento dentário. Fui no dentista e tive que fazer cerca de 14 obturações. A dentista aplicava a anestesia e sempre colocava um pozinho cinza (que não sei o que é) que sempre pedia pra cuspir depois. O tratamento era feito toda semana. Durante o tratamento,comecei a ter reações como sensação de perda de equilíbrio, maxilar endurecido, formigamentos na cabeça, língua meio estranha e até mudanças na pressão e batimentos acelerado do coração, sem falar que sempre fui muito ansioso.
    Como posso saber se é alergia? E o que preciso fazer? Há algum remédio que neutralize estes efeitos? Se possível responda-me para o meu mail: luizpauloteixeira.rpm@hotmail.com

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Ola.Sempre tomei anestesia, mas ha um mês atras na hora de tomar anestesia para tratar um canal me senti muito mau...senti uma pressão enorme na cabeça, tambem era como se fosse fechando tudo dentro de mim, calculo que fiquei desacordada por alguns segundos,minha dentista não percebeu pois quando sento na cadeira fecho os olhos e só abro quando ela diz que acabou. Fiquei uns 2 dias comas pernas e braços meio pesados, sei lá.A dentista falou que não sabe o que pode ter sido, mas eu estou apavorada com a próxima anestesia que ainda não tomei, o que devo fazer.Posso ter passado mal porque não estava me sentindo muito bem naquele dia?meu e-mail cl-gregorio@hotmail.com. Obrigado. Carmen.

    ResponderExcluir
  19. Prezada Carmen,

    Fiquei sem entender. Você já não estava se sentindo bem antes da anestesia?

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  20. ola sou a Carmen do comentario acima. Eu estava me sentindo meio fraca antes de ir ao dentista, isso pode ter causado o que senti na hora da anestesia?

    ResponderExcluir
  21. Prezada Carmen,

    Há grande possibilidade. Muitas medicações não devem ser utilizadas em organismos debilitados, e ainda mais porque você não relatou problemas anteriores com anestésicos, que diga-se de passagem , são muito raros.

    De qualquer forma, converse com seu dentista.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde. Anestesia dentaria pode causar ansiedade e angustia, como os da depressao em alguns pacientes? Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Prezada Erci,

    Sim, isso pode ocorrer, mas as reações adversas são raras.

    ResponderExcluir
  24. EOla Dr. Estoy fazendo um tratamento de canal fiquei com o corativos 1 mes e hoje comecei a sentir dores nodente, corri para o dentista só q a mesma so atende nas terças, como estava com muita dor, foi na minha outra dentista q é clinica geral mas ñ faz canal, ela disse q ia fazer uma limpeza no dente para ver se amenisava a dor e disse q teria q aplicar anestesia. Senti q depois da anestesia minha bochecha havia inchado muito. Ela ficou preocupada eu percebi, chegou a charmar outro dentista para analisar e ele disse q ela poderia ter errado a anestesia e acertado uma artéria, fiquei muito preocuoada. Ainda estou com a buchecha bem inchada e ela me receitou nimesulida. Dr, corre o risco de ficar com a bochecha inchada pro resto de minha vida?

    ResponderExcluir
  25. Prezada,

    O que pode ter ocorrido é a colocação do anestésico na região da bochecha, mas isto é uma possibilidade, pois há necessidade de avaliação para observar o caso.

    Alguns anestésicos causam edemas pós operatórios, embora seja raro. Sua bochecha deve voltar ao normal dentro de poucos dias.

    Melhoras.

    ResponderExcluir
  26. Olá Doutor...
    Fiz uma extração do meu ultimo dente ciso ontem!
    E jah tem 24 horas e a nestesia não passa..
    Entrei em contato com meu dentista mais ele esta fora mais falei com a secretaria e ele disse que ocorreu a parestesia...
    E falo que se ate 4 dias não melhorar era pra mim ir la e ele passaria um remedio mais e muito incomodo ...
    Esta certo o procedimento???
    Eu estou muito preocupada...o dente ciso que ele rango teve que ser tirado em pequenos pedaços e foi o dente inferior do lado esquerdo agradeço qualquer ajuda...

    DEsde ja obrigada. Maryellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Realmente é provável que tenha ocorrido uma parestesia, que é uma lesão nervosa.

      Medicações e terapia com laser poderão ajudar na resolução do caso.

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  27. Olá Dr. Wilson
    Estou fazendo canal, hoje a dentista fez a medição. Tenho um tremendo desconforto em relação a anestesia, e fiz questão de relatar logo na primeira consulta. Acho que não me posicionei bem e senti perfeitamente um barulho dentro do meu ouvido enquanto ela aplicava a anestesia. Relatei pra ela na hora, mas me disse que seria impossível eu sentir algo visto que a agulha não chegaria até lá. Mas não teria como ela ter atingido alguma terminação nervosa? Sem contar que vazou o anestésico na minha boca, em razão dá má colocação da agulha na seringa, por duas vezes enquanto ela estava anestesiando. Fiquei muito insegura. Durante o procedimento senti algo estranho na minha língua, pensei até que estaria vazando algum produto que ela colocava no dente, mas estava com aquela proteção, agora estou com um gosto horrível na boca. Sei que vai passar mas só queria saber se isso tudo que passei é normal? Não posso ter uma segunda opinião lá pq ela é a única que faz canal no meu plano dentário.
    Aguardo
    Att
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Problemas na articulação temporomadibular podem causar sensações desagradáveis, como estalos por ex., já que o osso mandibular se encaixa exatamente abaixo do ouvido. As anestesias tradicionais realmente não alcançam as regiões auriculares. E ocasionalmente, as agulhas podem sim atingir os nervos, contudo na maioria esmagadora dos casos, o desconforto é reversível. Qual foi o dente tratado?

      Agulhas podem se flexibilizar diante da pressão na hora da anestesia, ocasionando um vazamento, que é muito comum isso. O único problema é o gosto ruim.

      Boa sorte no tratamento.

      Excluir
    2. Boa noite Dr Wilson Correia
      O tratamento está sendo feito na parte inferior do lado esquerdo do primeiro molar. No sábado quando abri a boca pra comer pão ( diga-se de passagem temos que abrir um pouco mais do que outros alimentos) senti um estalo terrível (com dor ) até me assustei na hora pq nunca havia acontecido antes, mas uma coisa que notei é que agora consigo abrir a boca normalmente, coisa que até então não estava conseguindo fazer. Agora estou com a boca um pouco dolorida, mas bem melhor que antes. Este problema que o Sr. mencionou na articulação tem haver com a anestesia ou é um problema a parte que posso ter? Lembro-me tb que fiquei muito contraída no dia, não abri a boca direito, ela pedia pra mim relaxar, mas não teve como, e nunca tinha ficado tanto tempo com a boca aberta. Espero que da próxima vez eu me sinta melhor.

      Desde já agradeço por sua resposta e parabéns pelo blog e pelos esclarecimentos prestados.

      Att
      Luciana

      Excluir
    3. Lembrei de relatar que após começar o tratamento, não mastigo do lado esquerdo por causa do curativo que é bem frágil. Daí para protegê-lo acabo mastigando somente do lado direito. O estalo foi do lado esquerdo, lado que está sendo tratado e o mesmo lado que senti o ouvido. Só para esclarecer, nunca tive nenhum sintoma de dor ou estalos antes deste tratamento de canal.

      Boa noite

      Att
      Luciana

      Excluir
  28. Prezada,

    Que bom que seu quadro melhorou! Às vezes quando passamos muito tempo com a boca aberta, sentimos dores na muscultura ou na articulação. Além disso, esse seu estalo pode ter ocasionado um trauma, que se regenerou rápido, pelo que vejo.

    Acredito que você deve estar bem melhor! Todavia, converse com seu dentista sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  29. Ola Dr.Wilson, estou em tratamento dentário, inclusive canal e não tinha tido nenhum problema. porém hoje fiz um procedimento cirúrgico
    na gengiva e estou assustada demais, pois já ao final do procedimento meu coração começou a acelerar e meu corpo enfraquecer a boca tremia muito, meu coração acelerou tanto que me faltou o ar, só consegui relatar para a dra. qdo ela terminou pois estava no final, pois nem sinal consegui emitir. nunca tinha tido sensação tão ruim e agora nem sei se sigo adiante pois vou fazer implantes, será que foi o anestésico? pois ela teve que aplicar duas vezes.devo procurar um cardiologista? obrigada um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, tive o mesmo problema que vc e gostaria de saber se vc teve alguma resposta satisfatória sobre essa nossa reação e alguma ajuda pra a solução desse nosso problema.

      Excluir
    2. Prezadas,

      Não é comum,mas pode acontecer reações adversas com o uso de anestésicos locais, incluindo todos os sintomas acima. Outro caso que também pode ter ocorrido é injeção do anestésico na corrente sanguínea.

      Conversem com seus dentistas sobre o assunto. Se for o caso, usa-se outro tipo de anestésico.´

      Boa sorte!

      Excluir
  30. Dr, eu fiz hoje um canal e no momento da anestesia sentir a sensaçao de um caroço duro na bochecha e doia muito ao abrir a boca. Eu fiquei 2 horas de boca aberta para se fazer o canal.Logo que levantei da cadeira percebi meu rosto bastante enchado do lado em que foi feito o canal. Nunca tive alergia com anestesia antes. O que será que aconteceu.Sinto ao passar a mao na bochecha uma coida dura.E tenho que voltar amanha para fazer duas restauraçoes do mesmo lado amanha do mesmo lado em que foi aplicado a anestesia.Eu irei suportar outra anestesia no mesmo local?Eu estou tomando nimesulida e dipirona.Já se passaram 3 horas e minha bochecha continua inchada.

    ResponderExcluir
  31. Prezada,

    Existe a possibilidade de injeção intravascular, que pode ocorrer nas infiltrações anestésicas. Stress pré-cirúrgico também pode contribuir.

    Você pode entrar em contato com su caridologista para ficar mais calma, se for o caso. Mas posso te dizer que isto acontece e é mais geralmente causado pelo nervosismo.

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  32. Arranquei um dente na quarta feira a tarde dia 16/05 e ainda estou com anestesia,mais so na parte do queixo,isso é normal?ja faz 2 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Não é comum!

      Procure seu dentista para resolver o problema!

      Excluir
    2. oi Dr.Wilson,voltei ao dentista na sexta feira e a dentista disse que é normal e ainda continuo com anestesia no mesmo local e hj vendo sua resposta estou com medo,o que eu faço?

      Excluir
    3. Prezado,

      Caso o sintoma esteja persistindo, converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  33. Sofri uma cirurgia para implantes de dois dentes frontais. Aplicado várias picadas de anestesias, e feito procedimento cirúrgico na parte da manhã. A tarde retornei, a pedido do cirurgião-dentista, e foi aplicado mais anestesia para introdução da prótese provisória. Já faz 6 dias, após os procedimentos cirúrgicos que sofro queimação e soluços, que quando aumenta me obriga a me alimentar afim de aliviar-me. Poderia ser dose execiva de anestesia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Os anestésicos locais podem ocasionar raramente efeitos adversos.

      Se o seu quadro estiver melhorando, fique tranquilo! Caso não, procure seu dentista!

      Melhoras!

      Excluir
    2. Dr. Wilson, agradecido por responder, informo que passou os sintomas. Realmente pode ter sido mesmo mudança no hábito alimentar pós cirurgia, ou até mesmo rejeição aos medicamentos. Mas graças a Deus tudo passou!

      Excluir
    3. Ok Adriano! Que bom que houve melhora!

      Boa sorte no seu caso!

      Excluir
  34. Estou menstruada fazendo uso de buscopam composto, isso neutraliza a ação do anestesico????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Não! Pode ir tranquila para o procedimento.

      Excluir
  35. ola,fui ao dentista a nestesia axo q foi aplicada de forma errada,meu rosto ta inchado e duro o que faço? volta ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Muitos fatores podem causar este quadro.

      Volte ao dentista e dialogue com ele sobre uma resolução do problema!

      Excluir
  36. a dentista abriu o meu dente e disse que precisava de canal, só que há mais de 6 meses que está com curativo e não doeu, e um outro dente cuja cárie era profunda tambvém foi dito que seria canal, já estou com o curativo ha uma semana e também não incomodou, há esperança de não precisar fazer canal, ela disse que não havia mal cheiro nas polpas, e eu estou com medo pois um dente tem tres raízes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A ausência de dor não quer dizer que o dente esteja bem, infelizmente.

      Converse com sua dentista sobre o assunto e não demore muito.

      Boa sorte!

      Excluir
  37. Dr. Caso a anestesia não funcione, o que pode ter levado a esse acontecimento? Algum medicamento ou substância pode interferir? Ou o nervosismo pode também contribuir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Há inúmeros fatores que podem levar à falha da técnica anestésica, sendo o mais comum deles o nervosismo (stress). Algumas medicações podem tanto dificultar como potencializar o efeito dos anestésicos locais, como os benzodiazepínicos por ex.

      Excluir
  38. Dr tirei o ultimo dente (queixal)q nasceu deitado e tava encoberto pela gengiva, foi muito doloroso porque senti que a anestesia não tinha "pegado" bem, depois de dois dias e sinto que a anestesia passou, mas estou em momentos com dificuldade de respirar. O dentista passou somente um analgesico (ibuprofeno) para tomar de 12 em 12 horas, porem a partir do segundo dia tomei de 8 em 8 horas. Devo voltar e relatar a falta de ar? Ou procurar outro especialista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Qualquer complicação deve ser relatada ao dentista, inclusive problemas como falta de ar.

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Melhoras

      Excluir
  39. FIZ UMA CIRURGIA PARA IMPLANTE DE PROTOCOLO. JÁ FAZEM 5 DIAS. EXTRAÍ A PARTE SUPERIOR TOTAL, POIS ESTAVA COM PERDAS DE DENTES POR CAUSA DE UMA GENGIVITE. O DENTISTA RECOMENDOU A EXTRAÇÃO DE TODOS OS DENTES E FAZER O IMPLANTE. JÁ EXTRAI A PARTE SUPERIOR E COLOQUEI 6 PINOS. ESTOU SOLUÇANDO A 5 DIAS. ME AJUDE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Já relatou o problema ao dentista?

      Acredito que já tenha cessado o problema!

      Excluir
  40. Patrícia Fernandes1 de agosto de 2012 08:31

    Olá, Doutor! Suponhamos que vou extrair os 4 terceiros molares e poderia somente usar 4 tubetes pela dosagem de segurança segundo Malamed em meu paciente. Quando estou no procedimento, o paciente se queixa de dor. O que faço? Aplico mais dosagem? Aplico outro sal anestésico? Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A dosagem de Malamed serve como parâmetro para que não se ultrapasse a dose tóxica. Para saber qual a dose máxima, é necessário conhecer a quantidade de mg que cada tubete contém do sal anestésico, além do peso do cliente em questão.

      Dependendo do procedimento, é recomendado utilizar sais anestésicos mais potentes, como mepivacaína ou articaína. Este último tem uma difusibilidade grande, às vezes nem é necessário anestesias complementares.

      Observe também as inervações acessórias. No livro de Malamed, há um capítulo que fala sobre falhas nas anestesias. Dê uma lida que será bem válido.

      Boa sorte colega! E junte-se a nós no movimento pela valorização da odontologia no facebook.

      Excluir
  41. Olá Dr. a ANESTESIA ONDO. PROVOCA O ABORTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRezada,

      Alguns anestésicos locais são contra indicados para gestantes justamente porque há o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.

      O

      Excluir
  42. Dr.Wilson,tenho 24 anos,e nunca tive problemas com anestesia,porem comecei a ter,fui tirar um dente de ciso,e minha vista começou a ficar embaraçada,minha pressao caiu,e meu rosto ardia muito,demorou 1 hora e meia para meu olho voltar ao normal,minha dentista falou que isso é normal,voltei novamente para fazer canal,porém a anestesia nao pegou,e passado uma meia hora senti meu braço esquerdo pesar,e adormecer,e nao conseguia mexer com ele,e um zunido no meu ouvido,minha dentista disse que não é nada,por favor o que devo fazer??obrigada=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Não é comum, mas pode haver reações adversas com o uso de anestésicos locais em odontologia. Contudo, geralmente estes problemas estão mais associados ao nervosismo. Ocorreu algum momento de ansiedade?

      Abraço!

      Excluir
  43. Doutor, estou com uma carie no siso inferior direito, doi diariamente, mas nao de forma intensa, sera que pode dar canal?
    Enfim, mas o meu problema é que tenho extremo deconforto em anestesiar parte da lingua, sinto ância.. E atr hoje estou adiando a ida ao dentista oor isso. A obturacao ou canal podem ser feitos sem anestesiar a lingua, tipo, anestisiando somente outro lugar, ou ser feito mesmo sem anestisia?
    Por favor me responda, pois preciso fazer algo rappidamemte. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Cada dente tem uma inervação específica. A anestesia do nervo lingual ( uma das ramificações que inervam a língua) é apenas para complementar a anestesia em alguns casos, porque pode haver inervação acessória, que nada mais é do que a inervação de uma área por um nervo que comumente não a inerva.

      Boa sorte.

      Excluir
  44. Boa Noite,
    Ontem fui fazer um tratamento de canal, foi aplicada a anestesia e fiquei deitada no banco durante uma hora e meia. Sou muito nervosa e antes do procedimento estava com muito medo. Hora queblevantei para ir embora fiquei tonta, meu coração acelerou, coisa de uns 5 segundos, porém depois senti um fraqueza imensa, muito sono. Será que tem alguma coisa haver com anestesia?
    Minha amiga me disse que podia ter alterado minha pressão, mais minha pressão é sempre baixa.Ou talvez foi por que fiquei muito tensa antes do tratamento, agora tô com medo de ficar assim de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Provavelmente o quadro de ansiedade foi o fator desencadeante dos problemas relatados.

      De qualquer forma, converse com seu dentista sobre o assunto!

      Boa sorte!

      Excluir
  45. Ana Lúcia e Dr. Wilson: tenho acompanhado as postagens sobre esse assunto, porque eu tenho problemas semelhantes com anestesia odontológica, e toda informação que recebo, de várias fontes, dentistas e outros, é que deve ser resultado de ansiedade, mas realmente não acredito. Imagino que algumas pessoas tenham alguma intolerância - tipo alergia ou outra - a algum componente de certas anestesias odontológicas, e o fato é que parece que ninguém sabe o que desencadeia essas reações e parece que ninguém pesquisou ou descobriu nada acerca disso até agora. O pior é que nós que temos o problema temos que passar por isso, que é realmente horrível e apavorante! Ana

    ResponderExcluir
  46. Prezada,

    Não é que não se sabe, pelo contrário. O que ocorre é que reações alérgicas a anestésicos são muito raras. O que não parece o seu caso.

    O que pode estar ocorrendo são reações adversas que podem ocorrer com o uso de qualquer medicação, e com o anestésico não seria diferente. Podem ocorrer tonturas, náuseas, dentre outros efeitos que variam muito de pessoa para pessoa.

    Esses efeitos ocorrem porque a droga circula pelo organismo antes de ser excretada. Se fosse uma reação alérgica verdadeira, seu quadro seria muito pior que isso, podendo até por em risco sua vida.

    Como te disse, converse com seus dentista sobre o assunto. A ansiedade e stress atrapalham e muito o atendimento odontológico e podem gerar efeitos muitos desagradáveis. Caso haja necessidade, uma medicação ansiolítica pode ser usada.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  47. por favor quero muito que me ajude a tirar uma divida minha eu fui ao dentista é na hora que ele aplicou a anestesia minha boca inchou ele disse que acertou um vaso sanguineo quero saber isso é normal acontecer ?? minha boca ta enchada não sei oque fazer fui ao clinico e eles diseram uma coisa totalmente diferente...tem algum remedio pra se tomar? o meu dentista disse que não precisa tomar nehum remedio e disse que isso vai sair daquia 4 dias mais não to vendo melhora estou desesperada se puder me ajudar envie a resposta ao mei imail: ana_eloyse@hotmail.com
    desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A esta altura do campeonato, você já deve estar boa! Desculpe a demora, mas estou com pouco tempo ultimamente!

      Não é comum mas pode ocorrer um edema (inchaço) pós anestesia! Isso se encontra inclusive nos efeitos adversos dos anestésicos locais! Mas é necessária uma avaliação para o correto diagnóstico!

      Boa sorte!

      Excluir
  48. Boa tarde doutor,

    sou hipertensa, obesa e tenho a glicose um pouco alta, não caracterizada diabetes. Meu cardiologista liberou a extração dentária. Eu tinha um molar superior lado esquerdo e um siso inferior, lado esquerdo. O dentista utilizou a anestesia de 1:100, ele aplicou em cima e eu senti um pouco de taquicardia, pulsação disparada e um pouco de falta de ar. Esses sintomas cessaram lgoo em seguida e ele extraiu o molar. Como ele achou que estava tudo bem ele resolveu extrair o siso inferior e aplicou a anestesia, só que não pegou, eu ainda tinha sensibilidade no dente, daí ele aplicou a anestesia de uma forma que eu senti anestesiar bastante desde o ouvido até o queixo, só que aí a coisa ficou feia. A taquicardia foi muito forte, meu pulso disparado e uma falta de ar imensa. Quando parou isso ele até tentou extrair o dente, mas no local do dente ainda estava sensível. Ele me disse que aplicou ao todo 4,5ml de 1:100, que foi tudo normal, que ele não pegou vaso sanquíneo e coisa e tal. Isso é normal acontecer? Agora to aqui, com o siso todo cariado, morrendo de dor de dente e com medo de extrair este dente. Como devo proceder? Obrigada. Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Desculpe a demora em responder! Ando sem tempo ultimamente!

      Os anestésicos locais podem apresentar efeitos colaterais que incluem taquicardia. Caso houvesse uma injeção de grande quantidade no vaso, os efeitos poderiam ser mais perigosos. Em determinadas situações, é aconselhável interromper a cirurgia e continuá-la outro dia.

      A quantidade de anestésico usado varia de pessoa para pessoa. Pelo que mencionou, ele utilizou um pouco mais de 2 tubetes, já que em cada tubete há 1,8ml de solução. Um fator que influencia muito é o nível de stress do indivíduo.

      Acredito que tenha sido apenas um evento isolado. Você já se submeteu a anestesia odontológica alguma vez? Sentiu algo parecido?

      Aguardo retorno.


      Excluir
  49. Ah, outra coisa, eu estava tranquila, sem ansiedade. Tomo losartana 50mg pela manhã, metiformina 500 mg antes do almoço, e atenolou 25mg a noite. Mais uma vez, obrigada, Valéria

    ResponderExcluir
  50. Oi Dr. eu tenho que fazer 2 tratamentos de canal, mas estou com muito medo , por que todas as pessoas que perguntei se doi , na hora da anestesia reponderam q doí muito , e na hora de tirar o nervo tambem , Dr. Doii muitoo fazer canal ?? me tire essa duvida para eu ficar mas tranquila , obrigadoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É comum ter esse medo! Mas vá tranquila que não dói!

      Boa sorte!

      Excluir
  51. Gostaria de saber se pode usar anestesia local em conjunto com a sedação de óxido nitroso.

    Atenciosamente, Izadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode sim, inclusive potencializa o efeito do anestésico, sem necessidade de grandes doses!

      Excluir
  52. Ola DR.

    O que esta acontecendo comigo é o seguinte, meu penultimo dente quebrou a uns 2 ano e meio, e começou a doer desde o primeiro dia,
    fui na dentista ela me passou um remedio pra mim arrancar o dente, para primeiro desinflamar, eu tomei, parou de doer então deixei queto o assunto de arranca-lo.
    Começou a doer denovo, durante uns 1 ano e pouco, agora fui no dentista denovo, e resolvi fazer canal, 1ºprocesso, ele colocou uma massa no meu dente, massa branca, depois de ter vasculhado tudo la dentro, isso com a anestesia, um dia depois estou com a bochecha esquerda inchada, dói só umpouquinho, mais nao e motivo de reclamação, mais minha mae ja fez canal e disse que nao era pra tar assim....."inchado", oq pode ser????

    Obrigado. Wittorio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Isso pode ocorrer sim!Mas de qualquer forma, é bom relatar ao seu dentista!

      Melhoras!

      Excluir
  53. Olá Dr: Meu nome é Danilla e tenho 22 anos, ja faz 24hs que retirei meu dente ciso inferior no canto esquerdo, a maior parte da anestesia ja passou, porem meus lábios e uma parte do meu queijo ainda permanece anestesiado, contatei com meu dentista e ele m,e disse que é normal de 3 a 5 dias. Mas estou começando a me preocupar, pois ja havia retirados os outros 3 ciso e a anestesia havia passado antes das 24hs, gostaria de saber o que pode ter acontecido e como resolver, se tenho que me preocupar ou não?

    Att: Danilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Determinadas drogas anestésicas realmente tem um tempo de efeito maior em algumas pessoas.

      Ainda está muito recente para preocupações! Aguarde pelo menos até o prazo dado pelo seu dentista!

      Melhoras!

      Excluir
  54. Olá, dr! Tenho muita sensibilidade no último molar inferior, sempre q precisei mexer nele, foi mto estressante por causa da anestesia difícil de pegar e quando pegava, o efeito anestésico passava rapidíssimo. Vou precisar trocar a restauração que é grande, gostaria de saber da possibilidade de sedação e um anestésico mais potente. Gostaria de sugerir isso para o meu dentista. Estou até pensando em extrair o dente para nunca mais ter de sofrer com ele. O dente é vivo, nunca teve tratamento de canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Algumas medicações tranquilizantes podem ajudar no tratamento ou até mesmo anestésicos mais fortes!

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  55. Boa noite dr°;
    Meu nome é Debora. Toda vez que vou ao dentista e tomo a anestesia local para tratamento dentario, eu sinto mal-estar,taquicardia e falta de ar, e fico assim ate passada a anestesia; Como tenho que fazer uma cirurgia para extraçao do sizo estou com medo de ter uma reaçao maior, pois sou extramamente alergica.Minha alergista passou um teste para eu fazer p ver se tenho alergia a anestesicos locais,mas confesso que estou apavorada, pois n sei como é esse tal procedimento. Gostaria muito que postasse sua opiniao. Sera que corro o risco a alguma reaçao maior? Grata.

    ResponderExcluir
  56. Prezada,

    Testes alérgicos são realizados com uma quantidade muito pequena do substância a ser utilizada, causando apenas reação local. Digamos que é colocado em você um adesivo em uma determinada parte do corpo que é menor que uma moeda de 10 centavos, por ex.

    Vá tranquila e informe SEMPRE este problema ao seu dentista.

    ResponderExcluir
  57. ja tem 48 horas da anestezia feita para o tratamento de um molar feitura de canal e ainda esta adormecido parte dos labios e queixo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      É importante mencionar isso ao dentista. Pode ter ocorrido alguma lesão no nervo. Mas 95% dos casos ocorre reversão natural do quadro.

      Boa sorte!

      Excluir
  58. ola doutor tenho 24 anos e ontem iniciei um tratamento de canal ao fim do dia notei um caroço na minha bochecha ele não e duro e nem doi, pode ser consequencia da anestesia? devo procurar um medico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É provável, mas tem que se investigar! Converse com seu dentista o quanto antes!

      Excluir
  59. olá Dr. a quatro meses fiz extração de dois dentes siso inferior e superior no mesmo lado, mais antes de fazer a extração tive paralisia facial depois que me recuperei fiz as extração, anestesia não demorou muito para passar após a cirurgia, mais esse mês de novembro fiz uma segunda cirurgia de outro siso e já estou com 2 dias que uma parte da minha boca esta dormente isso é normal? quantos dias ainda ela ficará assim???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode ter ocorrido uma lesão nervosa na área operada. Espere mais alguns dias.

      Continuando assim, procure seu dentista!

      Excluir
  60. Dr. Wilson

    Em uam das ultimas visitas ao dentista, passei mal (extração de 2 dentes), tive muitos tremores, muito frio, literalmente meu corpo pulava na cadeira, ela me disse que fez o procedimento normal(tomo anestesico sem vasoconstritor, não tenho problemas cardiacos, nem pressão alta, nada anormal), é uma solução (sem vasoconstritor) para que passe rapido o efeito da anestesia, pois nunca tenho ninguém para me acompanhar. Será que foi excesso de analgésico? pois nunca tive problema nenhum, só sensibilidade grande, ficava sempre anestesiada por muito tempo, por isso a solução foi usar sem o vasoconstritor e nunca deu problemas, eu penso que foi dose muito auta de anestesico, ou minha pressão caiu muito?
    Me diga sua opinião, por favor...
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Geralmente, o stress causa tudo isso! O uso de anestésico sem vasoconstrictor (que permite a ação da droga por mais tempo) faz com que se use mais anestésicos.

      Estava estressada no ato?

      Aguardo retorno.

      Excluir
  61. Minha esposa foi fazer canal, só que a dentista deu uma anestesia que pegou na boxexa , e estar a 6 dias com a boxexa inchada e sentindo dor. Oque deve ter acontecido e como pode solucionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A anestesia não foi dada na bochecha. O que pode ter ocorrido foi um rompimento de algum vaso, que causou o hematoma na bochecha de sua esposa. Entre 10 a 15 dias, estará normal sem a necessidade de usar medicação, com exceção de analgésicos para alívio da dor.

      Melhoras!

      Excluir
  62. Olá Dr,
    Estou com dor de dente a um tempao,eu quero extrair o dente mas estou apavorada,pois tenho uma insuficiencia discreta da valva mitral,sinto palpitação e taquicardia,sou alérgica a vários medicamentos.Só teria coragem e fazer se fosse em um hospital,será que isso seria possível?
    Grata

    ResponderExcluir
  63. Prezada,

    É possível e dependendo do caso, é o mais aconselhado. Converse com seu dentista e médico para ver qual a melhor alternativa.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  64. Quando a anestesia acaba no local injetado ela tambem acabou no organismo. Qual o risco depois de umas três horas depois ter uma reação alergica? Odeio anestesia. Prefiro sentir a dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A anestesia é absorvida sim pelo organismo, contudo, geralmente as reações alérgicas a qualquer medicação ocorrem em alguns minutos!

      Excluir
  65. Boa noite Dr. wilson no sabado dia 19/01/13 fui a dentista e tomei uma nestesia para gestante tenho 29 anos tive uma reacao meu coracao fico acelerado e minha pressao subiu agora fiquei com essa sensacao de que meu coracao vai dispara fui ao pronto socorro de minha cidade fiz um exame de eletrocardio grama mais deu tudo ok sem problema mais continuo com a sensacao de tontura e coracao acelerado o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  66. Prezada,

    Provavelmente algum efeito adverso decorrente do anestésico. Todavia, em se tratando da sua condição de gestante, procure seu médico e converse sobre isso!

    ResponderExcluir
  67. Estou há algum tempo com fortes dores em 2 dentes, os 2 são para tratamento de canal, porém, o canal foi aberto e colocado curativo.
    Nas 3 vezes em que fui ao dentista para colocar o curativo, senti muita dor, quase insuportavel, a anestesia não pegava direito.
    Agora estou com medo de voltar ao dentista porque nao sei se ele aplicou pouca anestisia ou se ela não faz efeito em mim.
    Analgesicos não funcionam mais, e mesmo tomando antiflamatorio meu dente continua doendo muito.
    O que devo dizer ao dentista? Existe algum remedio que alivie a dor ou desenflame o dente, e quanto a anestesia, sinceramente, preferia ficar inconciente a sentir a dor do procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Há vários tipos de anestésicos, inclusive para situações como a sua. Várias podem ser as causas para o insucesso da técnica anestésica, que não está inerente ao dentista necessariamente.

      Por exemplo, pode haver inervação acessória (oriunda de regiões vizinhas), variações anatômicas, variações no limiar de excitação, etc.

      O tratamento local (no dente) ainda é o mais eficiente para o seu problema. Converse com seu dentista sobre o assunto e sobre a possibilidade do uso de um anestésico mais forte.

      Boa sorte!

      Excluir
  68. ola tenho que fazer um cirurgia no meu maxilar pois tenho a mordida torta demora muito pra passar o efeito da anestesia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Se seu caso for cirurgia ortognática, a anestesia é geral, ficando seu estado de recuperação sujeito ao tempo de internação (se necessário).

      Boa sorte!

      Excluir
  69. Boa noite
    fiz um tratamento de canal e como de costume ele aplicou a anestesia, na hora senti muita dor da picada, bom isso foi às 10 da manha e as 15hrs já tinha passado o efeito da boca mais, a língua continou já esta a mais de 33 horas e nada o que eu posso fazer ja liguei no dentista ele falou para passar água gelada mais não adiantou nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode ocorrer algum trauma no nervo durante a anestesia. Esse quadro geralmente é reversível, mas requer um pouco de paciência!

      Boa sorte e converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  70. Olá!
    Dr. Wilson, estou fazendo um procedimento dentário tratamento de canal após 20 minutos de ter recebido anestisia passei mal comecei ver os objetos da sala todos invertidos até mesmo o dentista, gostaria de saber o que pode ter acontecido.
    Abraços
    Rosaura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Você na verdade não ficou tonta?

      Aguardo retorno!

      Excluir
  71. Boa tarde Dr.
    Tenho 24 anos e tenho pavor a agulha, preciso fazer um canal, existe algum outro tipo de anestésico que possa ser aplicado sem uso de agulha? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Neste caso, não! Além da agulha utilizada ser muito fina, pode ser utilizado um anestésico tópico no local, sem falar que o dentista pode utilizar manobras para minimizar o incômodo!

      Boa sorte!

      Excluir
  72. Olá dr Wilson, td bem?
    Nunca havia me sentido mal com anestesias, porém atualmente faço tratamento com infliximabe (imunobiológico) e notei sensação de desmaio, vista turva e taquicardia q melhorou rapidamente qdo o dentista pediu para hiperventilar e ergueu a cadeira. Será q minha medicação reage à anestesia local? Ele usou anestesia dentro do canal (não aplicou no nervo) para minimizar o efeito. Ele fez certo? Fiquei triste pq me senti insegura. Parabéns pela ajuda q presta a todos aqui! Abrços. Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Provavelmente não tem relação com o uso do infliximabe.

      O que pode ter ocorrido é o uso da anestesia intrapulpar (no nervo do dente) que geralmente causa um incômodo muito forte, podendo ocasionar estas situações. A quantidade que se usa é muito pequena para haver alguma interação medicamentosa e repercussão no seu organismo!

      Boa sorte no seu tratamento!

      Excluir
    2. Obrigada doutor pelo retorno! Fiquei mais tranquila. Luciana.

      Excluir
  73. Olá!
    Dr.Wilson
    Não fiquei tonta, somente com a sensação de estar flutuando.
    Aguardo resposta.
    Abraços
    Rosaura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Geralmente isso ocorre devido ao stress do momento, ou quando se levanta da cadeira subitamente após passar um bom tempo deitada.

      Isso já ocorreu antes em outras anestesias?

      Excluir
  74. Olá, Dr.

    Há dois meses, fui submetida a um tratamento de canal. Como havia perdido metade do dente, o dentista "A" deixou um curativo provisório para o dentista "B" (mesmo consultório) poder implantar uma coroa. Meu rosto ficou bastante inchado e dolorido qdo eu ria ou bocejava. Na consulta seguinte, relatei essa dor ao dentista "B" e este verificou que havia formado um abscesso no lado direito exterior da gengiva bem na junção com a bochecha.
    Foi feito a drenagem e raspagem. Na consulta posterior, a mesma coisa. E assim na terceira. E acho q vai se repetir na quarta consulta, pois ainda estou com o rosto inchado e dolorido qdo rio, bocejo ou abro a boca pra comer, por exemplo. O canal ainda está aberto. Além disso, estou com o lado direito da boca "caído" e uma pequena parte ainda dormente.
    Aí pergunto:
    O q deu errado?
    Vou ficar "normal" novamente?
    Já estou perdendo a esperança em ter meu antigo rostinho de volta.
    Por favor, doutor, me esclareça para q eu possa tentar ajudar o dentista a me livrar disso.
    Att.

    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É importante saber qual a causa do abscesso. Se tem origem gengival (periodonto) ou dentária (mais provável, pelo citado).

      A drenagem consiste apenas em remover o conteúdo purulento da região, e trata-se de uma defesa do organismo. Houve intervenção com antibióticos?

      O que está parecendo é que há um abscesso acompanhado de um edem (inchaço) no local que, quando tratados, seu rosto voltará ao normal!

      Boa sorte!

      Excluir
  75. Doutor,
    me desculpe ,mas a causa realmente não sei; tomei antibióticos por 7 dias.
    Sei q fica inviável o aprofundamento nessa questão por questões óbvias, mas que tipo de tratamento pode ser feito? Já pensei em pedir ao dentista pra não drenar nem raspar novamente até q possa fazê-lo de forma definitiva pois qdo ele aplica a anestesia nesse local inchado dói muito e isso está se tornando repetitivo (3 semanas seguidas).
    Se puder me responder mais essa questão, ficarei extremamente grata; caso contrário, entenderei e minha gratidão será extrema da msm forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Geralmente, o tratamento no seu caso é realizado com antibióticos e tratamento local, no caso a drenagem e raspagem do local.

      Caso haja suspeita de que o antibiótico não esteja fazendo efeito, há outras alternativas para o uso.

      Houve alguma melhora no caso?

      Excluir
  76. oi bom dia dr fui na dentista no dia 1/4 segunda feira ela me deu 6 anestesia para extrair um dente so que a minha lingua ainda ta anestesiada o efeito nao passou isso eh normal oque faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Aguarde mais uns dias para ver se o quadro se normaliza! Caso não, entre em contato com seu dentista!

      Melhoras!

      Excluir
  77. Dr. estou fazendo tratamento odontologico e na semana passada tomei anestesia para restaurar um dente do lado direito. Tudo correu tranquilamente. Hoje, após tomar a mesma anestesia (2 doses de citanest 3% c/ octapressin) para restaurar um molar de baixo do lado esquerdo, a dentista pediu que aguardasse uns 10 minutos para fazer efeito. Quando ela me viu eu estava com o rosto todo inchado, o olho fechado e vermelho. Depois tive a sensação de que a garganta estava fechando e a língua aumentou. Não estava estressada. Agora, passadas quase 10 horas, a boca está ruim para abrir e se forço, meu maxilar estala. O olho está "pesado"e sinto a bochecha inchada, apesar de não parecer. Pq não tive essas reações na semana passada? O Senhor acha que foi uma reação alérgica? A médica disse não saber o que ocorreu e também ficou muito nervosa com a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pelo menos pela sua descrição, parece ser um caso de reação alérgica ao anestésico.

      Não é necessário ter que desenvolver uma reação alérgica apenas quando se usa a primeira vez a medicação. Falo por mim, que fazia uso de uma medicação X e de uma hora para a outra, tive uma reação alérgica.

      Caso seja constatado que realmente houve uma reação alérgica, existem protocolos medicamentosos de urgência que podem ser utilizados no seu caso.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Doutor. Infelizmente minha dentista ficou mais apavorada que eu sem saber o que fazer. Só me orientou a procurar um alergista e disse que não me atenderá mais enquanto eu não tiver um relatório médico. O que seriam protocolos medicamentosos?

      Excluir
    3. É um protocolo de urgência, de prevenção ou de atenuação da reação alérgica que pode ou deve ser utilizado nos casos parecidos com o seu.

      Já houve alguma resposta médica?

      No aguardo!

      Excluir
  78. Ola,estou gravida de cinco meses.estou com dor em um dente precizo arrancar. a um mes tive problema com anestesia tive tonturas arritimia cardiaca me baixou apressao estou com medo fui no dentista ele falou que eu me responsabilizo epelo procedimento e levar um papel assinado pelo medico pela falta de segura.ca dele estou com mais medo ainda o que faco esta d
    or me doi ate a cabeca n aguento esperar o bebe nascer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A adequação do paciente ao procedimento pode ser solicitada pelo dentista, ainda mais na condição em que você se encontra (gestante).

      Existem anestésicos que podem ser utilizados com segurança durante a gestação, e de preferência no 2º trimestre, que é o período mais estável e seguro da gravidez para a realização de determinados procedimentos.

      Converse com sua médica e dentista sobre o assunto.

      Excluir
  79. Dr. estou na 2ª fase do tratamento de canal...estou com muitissima dor no local onde agulha da anestesia picou me ajude...só dipirona não está aliviando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É comum ter um incômodo. Caso esteja muito forte, converse com seu dentista para que possa receitar uma medicação.

      Boa sorte!

      Excluir
  80. Quanto tempo dura a anestesia no sangue ? Depois de passar seus efeitos e tal, ela continua no corpo por quanto tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      O tempo de meia vida varia e acordo com o anestésico, todavia geralmente é curto (90 a 120min) para os anestésicos mais comumente usados, como a lidocaína.

      Excluir
  81. Oi Dr. na semana passada tomei uma anestesia que doeu muito, parecia que estava levando um choque na boca (a anestesia foi aplicada do lado direito na mandíbula, aparentemente do lado dos molares). Durante o tratamento, o dentista abriu meu dente (molar) e fez uma obturação, ele ainda avisou que por ter mexido bastante poderia doer um pouco. O que aconteceu foi que no outro dia minha boca doeu demais, inflamou, inchou, e acabei procurando um outro dentista. Esse outro tirou um raio x e avisou que a massa havia ficado em cima do nervo do dente e era preciso tratar a infecção antes de fazer um canal. Estou esperando melhorar essa infecção para começar esse tratamento de canal, mas apesar de já estar tomando os medicamentos, ainda não estou sentindo a musculatura de um lado do pescoço e da mandibula, isso pode ter alguma ligação com a anestesia aplicada pelo primeiro dentista? Nunca havia sentido uma dor como essa da anestesia, a impressão que dava era de que a cada bombada, um novo choque acontecia.
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Contato com o nervo anestesiado pode ocorrer,e entendo que é bastante desagradável.

      Espere mais alguns dias para ver se o quadro normaliza.

      MElhoras!

      Excluir
  82. Caro Dr. Wilson.

    Extraí 2 sisos há quase duas semanas. A recuperação foi muito boa: senti pouca dor, a cicatrização está correndo bem, consegui comer na primeira semana. Hás 2 dias porém noto uma queda mais acentuada que o habitual do cabelo. Isso pode estar relacionado com a anestesia para a extração ou com a dexametasona que tomei um dia antes, no dia e no dia seguinte ao procedimento?

    Muito obrigada desde já.
    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Muito provavelmente não, já que a dose utilizada de ambos os fármacos é muito pequena.

      Melhoras!

      Excluir
  83. Boa noite Dr. Comecei um tratamento de canal na quinta feira passada dia 09/05/2013. Senti um dor insuportável por todos esses dias e ainda continuo sentindo. Só melhora um pouco com tandrilax. O médico receitou apenas cicladol. No sábado pela manhã, dia 11/05/2013. Voltei ao dentista, ele deixou o canal aberto pedindo para eu apenas tomar cuidado com a alimentação colocando um algodão no buraco pois devo continuar o tratamento desse canal dia 15/05/2013. Continuo sentindo muita dor, o médico continua dizendo que é normal porque o dente estava bem estragado e eu sinto desde o dia do inicio do tratamento, um formigamento que deve ser a tal da parestesia, em uma parte dos lábios, no queijo e um pedaço da bochecha próximo ao dente que está sendo tratado. O médico diz que é normal. Posso ficar tranquilo com esse diagnóstico? É assim mesmo? Deve voltar ao normal? Visto que estava muito ruim o dente?

    Grato por sua atenção.

    ResponderExcluir
  84. Prezada,

    É necessário avaliar o caso para maiores esclarecimentos. A sensação de formigamento deve diminuir com o passar dos dias.

    Converse com seu dentista para o alívio da dor.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Dr. Meu neto de 8 anos fez ontem uma extração de dente de leite.Ficou tranquilo não sentiu dor,mas hoje logo cedo acordou vomitando e com enjoo,sentindo dor na barriga.Pode ser feito da anestesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Quando ocorre isso, geralmente são poucas horas após os processo, ainda mais porque a quantidade de anestésico utilizada é menor em crianças.

      Melhoras!

      Excluir
  86. Dr, fiz duas extrações do dente siso há uma semana, e no local de uma das anestesias formou-se uma ferida que não sara e não para de doer, será que é alguma reação ou ela foi mal dada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode ter ocorrido algum trauma no local que geralmente cicatriza com poucos dias.

      Se persistir, procure seu dentista.

      Boa sorte.

      Excluir
  87. Boa tarde Dr.
    Fui ao dentista hoje para fazer um tratamento de canal.
    O Dentista me aplicou de uma só vez, quatro tubetes de anestésico.
    Me senti muito mal, com fortes dores de cabeça, como se estivesse sendo esmagada. Meu coração acelerou, meu corpo ficou pesado, e eu tremia muito. Almocei antes de ir ao dentista. O que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Efeitos adversos podem ocorrer durante o procedimento anestésico. Acredito que já tenha se recuperado.

      Boa sorte!

      Excluir
  88. olá boa noite Dr. estou com 10 semanas de gestaçao e estou com mta dor de dente..ja tem exatamente 1 mes e meio que estou tomando remedios antes de descobrir a gravidez tomei mtos dias remedios,ja fiz a primeira ultason exatamente a 1 mes e estava td bem.agora q sei da gravidez só tomo TYLENOL mas a 1 mes direto e nao passa..oque presiso fazer nao aguento de dor.dói todo o tempo durante o dia e durante a noite estou pra ficar louca por favor espero uma resposta obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Procure um dentista. Ele resolverá seu problema rapidamente, eliminando a necessidade de ingestão de medicações.

      Boa sorte

      Excluir
  89. Doutor, depois q fiz um raio x descobrir que tinha um dente já grande em cima do canino. Nunca sentir este dente e nunca percebi, pois ta por dentro da gengiva. Bom, o cirurgião só pelo raio x começou o procedimento de extração. Resultado ele não conseguiu tirar o dente, pq não achou. Me cortou por fora e por dentro depois fechou e pediu uma tomografia. Depois deste procedimento venho sentindo agonias no peito, minha pressão já não é mais a mesma. Tenho até medo de jogar meu futebol como de costume jogava. O que faço agora? Existe algum meio de parar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Geralmente isso não está associado a problemas dentários. Os sintomas regrediram?

      Aguardo retorno.

      Excluir
  90. Oi Dr. Wilson!
    Parabéns pelo blog!
    Deixa eu falar um pouco da minha situação. Vou precisar fazer umas restaurações e tenho verdadeiro pavor a abestesia, meu dentista é maravilhoso, super competente, confio muito nele, inclusive trata toda a família. Após ler as postagens sobre reações adversas meu pavor triplicou!! Sou muito ansiosa, já tive problemas de fobia, detesto medicação justamente pela possibilidade de reação. Gostaria que o Sr. falasse um pouco mais sobre o assunto. Reaçoes adversas a este tipo de anestesia são comuns? São raras?! Esclareça o assunto, por favor!!
    Desde já agradeço!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      As reações adversas a anestésicos locais são muito raras. Em 7 anos de formado só vi um caso.

      Caso haja muito pavor, pode-se fazer uso de medicações ansiolíticas para que você fique mais tranquila!

      Boa sorte!

      Excluir
  91. Olá doutor ! Iniciei meu tratamento de canal dia 10 de junho , no dia 10 coloquei o curativo e vou ir ao dentista para iniciar o canal dia 26 de junho ... Dr sinto uma bolinha na região da minha bochecha e ela esta inchada .. Amanhã completará 10 dias que estou com o dente aberto é normal ficar assim ? e até quando vai ficar inchada?
    Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Recomendo procura o dentista para resolver isso! Não deixe piorar.

      Melhoras!

      Excluir
  92. Comecei o tratamento de canal no primeiro molar do lado esquerdo. A dentista aplicou a anestesia ontem e já faz mais de 24 que sinto metade da minha boca e queixo dormentes.
    Já estou preocupada e minha bochecha está bastante na direção do dente que foi mechido!
    Até quando minha boca permanecerá dormente doutor????

    ResponderExcluir
  93. Prezada,

    Aguarde mais alguns dias para ver se há melhora no caso!

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  94. Doutor Boa tarde, peço encarecidamente orientação. Minha mãe precisou extrair o dois dentes os do ciso, porem a dentista usou muita anestesia, minha mae engoliu um pouco, ficou branca, como se fosse desmaiar, sudorese, tontura, isso foi na parte da manha, dois dias depois ela foi retirar o outro e o mesmo procedimento, muita anestesia e engoliu, no meso dia sentiu a garganta fechar, teve que fazer inalaçao por 3 dias pois deu crise de asma, coisa que minha mae nao tem asma, seguido disso sentiu uma pressão na cabeça tontura e dificuldade em andar sem se apoiar visao turva, o olho direito entortou e a boca levemente tambem, no outro dia, o outro olho entortou, demorou uns dias e voltou o olho ao normal, porem com dificuldade em enxergar letras na tv, cogitou-se AVC. feito tomografia e ressonancia nada foi constatado tudo normal, porem desde março segue essa pressão na cabeça e tonturas, cogitou-se tambem choque anafilatico, mais a dentista descartou a possibilidade visto que dizem que choque anafilático o paciente morre na cadeira, sendo que existe vários tipos de choques anafiláticos, minha mae estava com plaquetas baixas, e fazia uso de anti depressivo, porem o que ocorre alem da pressao na cabeça e tontura, nenhum medico clico, ou dentista todos do SUS fazem algo, prescrevem plasil e nada mais é feito, isso foi em março, gostaria encarecidamente o que o doutor pode pela descrição uma orientação e ajuda no que fazer, muito grato desde já Dr. Wilson e no aguardo de uma ajuda em um axilio PS. o posto de saude nao informa o tipo de anestesia administrada nem o que se pode fazer, estou preocupado, por conta disto minha mae esta entrando em depressao o que podemos fazer doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Primeiramente lamento a situação da sua mãe!

      É pouco provável que a ingestão de um pouco de anestésico causasse todos estes problemas. Até mesmo porque não seria algo de "imediato".

      O choque anafilático apresenta vários sinais e sintomas, incluindo a formação de edema facial (inchaço). Ocorreu isso?

      Qual o tempo entre a aplicação a anestesia e o aparecimento dos sintomas? Não dá para saber quantas "anestesias" foram dadas, até mesmo porque muitas vezes apenas fazemos um "reforço" com o mesmo tubete, e o paciente termina achando que foram usadas várias anestesias.

      Se os exames de imagem já não identificaram nada, é um ótimo sinal. Foi cogitado hipertensão?

      No aguardo.

      Excluir
  95. Dr. Boa tarde.

    Fiz tratamento de canal a 6 meses em 3 sessões, no qual tomei anestesia nas 3 sessões e não ocorreu nada.
    Depois de 6 meses voltei pois meu outro dente estava doendo muito e a dra informou que teria que fazer o canal e agendei a data. Mas como doia muito retornei no outro dia e fiz um curativo a base de anestesia. Uns 20 minutos após a saída do consultório, meu coração disparou e começou a bater muito forte, achei que fosse infartar senti falta de ar e doi um pouco o peito. O que não entendi foi que eu já havia tomado a anestesia antes e não acontecera nada! Tem perigo de enfartar tomando anestesia? é normal esse tipo de reação? Estou com medo pois tenho que terminar o canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode ocorrer tal situação durante a anestesia. De qualquer forma, informe isso ao dentista e se for o caso, ele te pedirá um parecer cardiológico para maior tranquilidade.

      Excluir
  96. BOa tarde doutor Wilson, na quarta feira fez a primeira extração e minha mae disse que a medica tinha dificuldades em aplicar as anestesias, pelo que ela se recorda foram entre dois a tres tubetes usados na quarta feira e logo na cadeira ja se sentiu mal e teve sudorese palidez isso na quarta a tarde, e ja sentiu cerca de trinta minutos após falta de ar, e crise de asma, palpitações que a noite ja levei na UPA e fez inalações, na Sexta feira dois dias depois tambem no periodo da tarde foi administrada mais anestesia e com a mesma dificuldade da dentista em conseguir aplicar, sendo que o liquido escorreu onde minha mae ingeriu, ja nao se sentia bem quando saiu do consultório e no sabado de manha passou mal, onde a boca entortou e o olho direito, e teve sim o edema facial, nao conseguia andar sozinha, ela sente ainda pressao na cabeça e tontura, os olhos estao normais, a boca tambem, anda normal graças a DEUS, mais a pressao e tontura continua ja com menas intensidade, minha mae não é hipertensa, tem pressao baixa, sempre 10x8 a 11x8 agradeço doutor, e aguardo novas informações com as novas informações que passei ao doutor, DEUS o abençoe muito grato, o fato de minha mae na epóca tomar anti depressivo junto com a anestesia pode ter ocasionado essa reação toda ou colaborado? ate hoje nao temos respaldo da medica nem dos medicos que minha mae passou pelo SUS, dizem apenas que é normal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      É necessário fazer toda uma avaliação para saber se realmente houve uma reação alérgica ao anestésico.

      Há poucos relatos científicos sobre a interação anestésicos locais x antidepressivos. OS efeitos adversos dos anestésicos podem ocorrer, mas são raros.

      A intervenção de outros especialistas na área médica pode ajudar a identificar o motivo pelo qual isto está ocorrendo. Caso seja identificada uma reação alérgica, há um protocolo medicamentoso que pode ser utilizado para evitar intercorrências.

      Peça outras opiniões médicas para ter certeza.

      Boa sorte!

      Excluir
  97. DrºWilson
    Parabéns pelas duvidas aqui tiradas, porem não vi nenhuma parecida com a minha. É o seguinte; estou em processo de engravidar, e precisei fazer algumas intervenções com anestesia, e a minha pergunta é: Quanto tempo a anestesia passa no organismo? Não é o tempo de anestesia local, é a sanguínea?
    No aguardo
    Grata
    Celina Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      O tempo varia com o tipo de anestésico utilizado. O anestésico recomendado para gestantes (lidocaína) tem o tempo de meia vida variando entre 1,5 a 2h.

      Boa sorte na gestação.

      Excluir
  98. Ontem fui a uma clínica especializada em cirurgias buco maxilo faciais para a extração dos meus 4 sisos, que marquei para extrair todos de uma vez. Fiz a radiografia panorâmica uma semana antes e até ai tudo bem. Chegando na clínica a atendente me deu Lisador e um sedativo oral para então ser submetida a cirurgia. Eu estava bem tensa e suuuper ansiosa. Entrei na sala da Doutora, que me deu um liquido para bochecho e depois passou uma pomadinha na minha gengiva, ambos percebi que deixaram minha boca levemente adormecida. Foi aí que ela aplicou as primeiras anestesias, na parte superiior da arcada. Senti um leve desconforto na hora da picada e em poucos minutos, meu coração começou a bater muito forte. A dra. foi bem prestativa e sempre perguntando se eu estava sentindo alguma coisa, falei q senti o coração acelerado e ela disse q era normal. E logo voltei ao normal. Ela extraiu os dois sisos de cima sem eu sentir absolutamente NADA,nenhuma dor em nenhum momento, apenas a força que ela usava para puxar o dente. Rapidinho ela os extraiu.
    Foi ai que ela ''desceu'' para extrair os inferiores, sempre me perguntando como eu estava me sentindo. Só que na hora que ela foi injetar a anestesia, senti algo estranho que não havia sentido nas anteriores. Na hora que o líquido entrou, a sensação que tive foi como se o conteúdo da injeção escorresse pela minha cabeça, para trás, do lado direito. Senti um desconforto inigualável, e ela mt rápida, já estava a mexer no dente. Foi quando ela começou a forçar o dente, minha cabeça na mesma hora começou a pulsar muito, parecia que ia explodir, era como se fosse meu coração batendo dentro da minha cabeça, uma dor insuportável, parecia a dor da morte.! Achei mesmo que eu fosse morrer ali por causa da dor. Me deram Nimesulida, conferiram meus batimentos cardíacos e a oxigenação estavam normais. Aferiram minha pressão, que havia subido para 15. Eu me controlava para não gritar de tanta dor na cabeça, pulsava e pulsava muito. Inclinaram a cadeira para eu ficar com a cabeça mais baixa que o corpo, para o sangue correr. Como ela já havia começado a mexer no dente, ele teve que dar um pontiinho (nele e nos demais superiores, óbvio) pq eu não aguentava tamanha a dor. Passado alguns minutos, foi diminuindo de intensidade. Ela me receitou Cefaliv, e pediu que eu o tomasse de imediato, para aliviar a dor. (O tomei, além dos outros medicamentos que ela já havia prescrito na semana anterior.) A dor passou passados alguns minutos após eu fazer o uso do mesmo.
    Nenhum tipo de inchaço dos sisos superiores que ela extraiu, mas o debaixo que ela tentou dar inicio e tive esse desconforto segundos após a anestesia, inchou muuuuito, na hora que ela foi dar o ponto no dente, até senti a linha correr pela gengiva sabe. Fiquei sem entender. Pq eu não senti nada na extração dos superiores e já na tentativa de extrair os inferiores quase morro dessa dor de cabeça? Terá sido a anestesia mal aplicada? Tenho que retornar para extrair os outros dois, mas estou receosa. Nunca tinha sentido tanta dor de cabeça na minha vida.! Nem quando tive filho por cesariana.
    Tenho 23 anos, sou estudante de Nutrição, saudável, pressão sempre foi normal, não uso nenhum tipo de drogas e o unico medicamento que faço uso é anti concepcional. Inormações que foram todas fornecidas à clinica. Me recupero super bem dos sisos superiores extraidos, só que meu rosto inchou muito na parte de baixo, onde a anestesia deu o suposto problema. O que terá sido? Será que pegou algum vaso? É normal sentir quase que instantaneamente essa dor de cabeça infernal após a aplicação da anestesia.? Minha cabeça latejava rapidamente, e a sensação que tive era que o espaço do meu crânio era pequeno tamanho o pulsar. Misericórdia, que susto viu.! Só Jesus numa hora dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É possível sim que tenha ocorrido injeção intravascular. Não podemos descartar essa possibilidade, que pode ocorrer em qualquer técnica anestésica.

      Há várias situações que influenciam na técnica anestésica, podendo não ser 100% eficaz. Há anestésicos que se difundem mais facilmente e diminuem a chance de falha.

      O osso mandibular é mais denso que o osso maxilar. Por ser mais denso, é muito comum o paciente relatar uma "pressão" durante a remoção do dente.

      A recuperação anda bem?

      No aguardo!

      Excluir
  99. Olá, boa tarde...
    Na quinta-feira por volta de 5 hs, extrai meu siso inferior direito, e até agora eu estou com minha lingua adormecida por causa da anestesia, e agora eu estou sentindo ela formigar e uma sensação de queimação, o que será q está acontecendo? gostaria que o Drº me ajudasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É possível que haja uma lesão nervosa, que infelizmente pode ocorrerem casos de cirurgias dos terceiros molares. Se for, É um quadro que requer paciência, mas em breve voltará ao normal.

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  100. PQ minha pergunta não aparece e nem foi respondida??? valeu pela ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Envie sua pergunta novamente! Não foi enviada para mim!

      No aguardo!

      Excluir
  101. Olá, estou com uma dúvida, nunca tive problemas com anestesia local em dentista,porem fiz uma extração do siso na qual senti taquicardia e depois do procedimento muito enjoo e um sono horrivel, fiz uma restauração e senti os mesmos sintomas, taquicardia, enjoo e sonolência, estou preocupada com medo de ser algum tipo de reação alérgica, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Os sintomas da reação alérgica não são compatíveis com os seus relatados. Já mencionou isso ao dentista? Provavelmente deve ser efeitos adversos.

      No aguardo.

      Excluir
  102. Dr. Wilson, estou em Londres e retirei o dente do siso, lembro que quando fiz um procedimento parecido no Brasil, o odonto perguntou quanto eu pesava, aqui não. Isso é problema?

    O dentista extraiu meu dente (que estava nascido) e não deu ponto algum, por acaso os pontos são dados apenas quando o dente não está totalmente nascido? Minha boca vai ficar com este buraco?

    Estou tomando antibióticos, ele disse que em 24h eu poderia pegar peso, fazer tudo, o que me recomenda?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A informação solicitada do peso foi para calcular o número máximos de tubetes de anestésicos ele poderia utilizar no procedimento.

      Recomenda-se suturar a região para diminuir o risco de hemorragia e facilitar a cicatrização da área, já que ocorre aproximação dos bordos gengivais.

      Seria interessante evitar esforços físicos por pelo menos uma semana.

      O "buraco' na sua boca fecha. Basta esperar!

      Melhoras!

      Excluir
  103. Bom dia doutor.Há 2 dias começei a fazer canal, no 1 dia meu dente doeu muito, ai parou a dor só que agora a cada hora que passa incha mais, o dentista me passou amoxilina,naproxeno e malvona, ja tomei 3 de cada e não para de inchar, o que pode estar acontecendo.

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode ter ocorrido algum processo infeccioso.

      Tome as medicações que o dentista receitou. Se ainda sim não melhorar nos próximos 3 dias, entre em contato com ele.

      Melhoras!

      Excluir
  104. ola doutor estou numa situaçao tensa minha pressao e 14 por 9 fui no medico a emfermeira disse que era normal e preciso extrair um dente do siso terceiro molar avisei minha dentista ela ficou meio receiosa tentou tirar meu dente com 3 anestesia sendo 2 com vaso e 1 sem ela nao conseguiu pq eu nao aguentei de tanta dor era uma coisa insuportavel que eu puxei a mao dela na hora para parar pareçia que nao tinha dado anestesia nao sei se e pq ele tava doendo uns tinhas antes e tava imflamado uma dor de nao se aguentar na hora de tirar ai ela me disse para ir tirar na usp que qualquer coisa eu seria soccorrido la se passasse mal na hora pq ela disse que teria que aplicar no minimo 6 tubetes com vaso mais ficou com medo por causa da minha pressao e agora o que faço procuro outro me de uma luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A questão da pressão pode ser controlada facilmente com medicações. Caso o problema seja decorrente de stress, pode-se usar medicações para diminuir a ansiedade.

      Há estudos comprovando que o uso de anestésicos com vasoconstrictor podem ser utilizados sem problemas em hipertensos, e inclusive são recomendados, já que o vasoconstrictor faz com que a região a ser operada fique mais tempo anestesiada, sem a necessidade de se utilizar mais tubetes.

      Converse com seu dentista sobre o assunto. Respondendo sua pergunta abaixo, pode ocorrer do dente quebrar durante sua extração. Mas com um anestésico bom, não haverá problemas.

      Boa sorte!

      Excluir
  105. Oi, Dr. Wilson.
    Parabéns pelo trabalho!
    Eu comecei hoje um tratamento de canal, e também vou extrair os sisos depois disso. Minha preocupação tem a ver com a anestesia, e vou explicar o caso:
    Nessa primeira sessão do tratamento de canal, a dentista primeiro aplicou aquela anestesia que vai no fundo da boca, sabe? Ela aplicou duas vezes até pegar. Então ela começou a passar a broquinha para chegar na polpa, e eu senti uma dorzinha, então ela pegou aquele instrumento que vocês usam que tem uma pontinha e vai cutucando (eu não sei o que é ou para que serve, mas a impressão que eu tenho é que é para cutucar mesmo, e achar onde estão as coisas) e pelo que eu entendi ela acertou a polpa. Doeu muito muito muito muito muito isso. Muito.
    Então ela mexeu um pouco com o que parecia ser a agulha da seringa que ela usou depois para aplicar uma anestesia intrapulpar. Isso doeu demais, demais, demais, demais. eu chorei, fiquei assustada, minha mão começou a formigar, e o topo da minha cabeça também (com certeza por nervosismo). Essa anestesia também não pegou. Estou um pouco inconformada, porque odeio sofrer em vão. É tipo... aplica um negócio doloroso pra cacete (desculpa a palavra) e isso acaba não servindo para nada. Quando começou a doer, eu simplesmente levantei da cadeira chorando e dizendo "não quero fazer isso, não vou fazer isso!", então ela colocou o medicamento para matar a polpa e fechou com um curativo, e eu voltarei lá na segunda, dia 16/09. Ela também me receitou trometanol cetorolaco 10mg, um comprimido sublingual ao dia, por cinco dias.(desculpe a mensagem tão comprida)
    Minhas questões são as seguintes:
    - ela só vai mexer denovo de um jeito que eu não vá sentir dor? tem perigo de eu sentir dor na sessão da segunda feira?
    - na extração dos sisos, a anestesia é intrapulpar? a indicação da extração dos meu sisos o dentista disse que é porque está machucando o osso, e além disso, eles estão os quatro com um pouco de gengiva por cima, mas eles não estão inclinados por baixo dos outros dentes. As pontas deles que estão para fora são as da frente mesmo.
    Eu estou com muito medo de aplicarem essa anestesia denovo em mim. Sério, dá vontade de chorar só que pensar. Eu fiquei muito assustada.
    Eu nunca tive medo de agulha, de broquinha, etc, mas essa experiência agora me traumatizou um pouco.

    Desculpa o desabafo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Vamos seguir seus questionamentos ok?

      "ela só vai mexer denovo de um jeito que eu não vá sentir dor? tem perigo de eu sentir dor na sessão da segunda feira?"

      R - Infelizmente episódios dolorosos podem ocorrer no procedimento, que podem necessitar de técnicas anestésicas que causam maior sensibilidade, como a anestesia intrapulpar. Pode-se também fazer uso de anestésicos mais fortes;

      "na extração dos sisos, a anestesia é intrapulpar?"

      R - Pode se fazer uso quando há necessidade de seccionamento dentário (partir o dente), mas não é muito comum.

      Boa sorte no seu tratamento!

      Excluir
    2. Oi, Dr. Já fui lá fazer, e foi muito tranquilo.
      Ela usei um anestésico mais forte, que ela falou mas não gravei o nome. Depois de tirar o curativo, quando foi abrir com a broquinha, na primeira dor que eu senti (e nem foi tão forte assim, porque ela parou na hora, foi como um cutucão dolorido que a dor cessão ao soltar) ela parou e disse que ia anestesiar o dente, e eu expressei meu medo, mas ela me tranquilizou explicando que ia jogar um pouco da anestesia por cima, para a picada não doer, e iria ir descendo a agulha aos poucos, injetando e descendo. Quase não senti dor, foi muito tranquilo, e depois que terminou de anestesiar os canais, eu não senti mais nada. Ela limou os canais, colocou um medicamento, o curativo, e semana que vem vou fazer obturação. :D
      Estou muito contente e aliviada. Eu sou muito emotiva, rs. Dei até um abraço nela agradecendo o cuidado e atenção que ela dedicou.
      Obrigada ao senhor novamente também pela atenção prestada anteriormente.
      Agora acho que realmente me despeço!
      Sucesso a todos!

      Excluir
  106. TOMO ANAFRANIL 25 E OLCADIL DE 1, EU POSSO TOMAR ANESTESIA PARA EXTRAÇÃO DENTÁRIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Não só pode como deve. Informe ao dentista que faz uso destas medicações.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  107. Olá Dr Wilson,

    estou fazendo um tratamento de canal e tb finalizei umas restaurações que foram profundas, e tive que usar anestesia. O que está ocorrendo: o canal e as restaurações são todos no mesmo lado, lado esse, onde tem sido aplicado anestesia constantemente, ainda não terminei o canal, mas esse lado do rosto esta mais inchado e doendo, sem contar que na ultima restauração, foi dada anestesia e doeu muito. Toco no rosto no local das aplicações, e doem muito. Nunca tive problemas com a mesma; medo, nunca fugi etc...rsrs. Percebi que a dor não é no dente, mas só nestes três pontos de aplicação da anestesia, ao passar o dedo sinto uma bolinha, tipo um nódulo e doe dentro e fora da boca na região da bocheca, até direção do nariz. Será que esta região está lesionada por haver aplicado tantas anestesias para fazer os procedimentos, diversas vezes? Já notifiquei ao meu médico, ainda não detalhei, estou aguardando a consulta. Mas, mesmo assim, gostaria da sua opnião.
    Desde já agradeço e aguardo!

    Att,
    Carolina Dias.

    ResponderExcluir
  108. Prezada,

    É possível ter uma sensibilidade no local da anestesia sim, mas é importante avaliar o local, inclusive o seu caso, que ainda está com tratamento endodôntico em andamento.

    Converse com seu dentista sobre o assunto.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  109. Dr. Wilson, Boa noite!

    Antes de tudo gostaria de parabenizar o site/blog, adorei! Ele é muito claro e li muitas coisas q eu tinha dúvidas.

    Gostaria de lhe fazer duas perguntas:
    Eu estou passando por um tratamento odontológico e ortodontico (no meu ponto de vista) meio pesado! Tenho a boca bem pequena, o q dificulta todos procedimentos odontológicos. Futuramente vou passar por dois procedimentos cirurgicos, um é pela mordida cruzada, e o outro é uma cirurgia ortognática, e para isso estou num tratamento de preparação.

    Já uso aparelho, já extrai dois dentes laterais, e 3 dentes do siso. Meus dentes do siso Superior foram bem faceis de extrair, mas os de baixo estavam por de baixo da gengiva, o q me fez sofrer muito e sei q dei trabalho para os médicos (buco-maxilos).

    Ontem tentamos extrair, no hospital do servidor publico estadual de SP(iamspe) o último (inferior), 2h de cirurgia e eu não aguentei, parecia q a anestesia não pegava a fundo, só funcionou no começo e depois eu sentia muitas dores... ele continuou aplicando e mesmo assim eu sentia dores! Não aguentei até tbm de dores de postura que e ele achou continuarmos depois.
    AS perguntas são:

    Extrai dia 11/09 às 9h00, hoje ainda sinto minha língua dormente, por ele ter aplicado bastante acontecesse mesmo isso, ou seria bom eu procurar um médico?

    Como a primeira extração de um siso inferior foi complicada, eu fiquei muito ansiosa e nervosa para esse segundo, e depois dessa tentativa frustrada e com muuuuita dor, to com medo mais ainda de voltar pra extrair o siso q já foi mexido... vai ser mais fácil agora? tem algum procedimento diferente para q eu não sofra tanto, como uma anestesia geral??

    Desculpa o tamanho do texto, e muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A dormência na língua pode ocorrer nas cirurgias. Espere um tempo para ver se melhora!

      Por ventura às vezes se faz necessário interromper uma cirurgia. O stress na cirurgia pode influenciar sim na anestesia da área. Medicações ansiolíticas podem ser utilizadas para diminuir o stress no momento da cirurgia.

      Quanto ao grau de dificuldade, fica difícil informar! Mas a sua tranquilidade na cirurgia já ajudará bastante!

      Boa sorte!

      Excluir
  110. Boa noite, fiz uma restauração de um dente e tomei uma anestesia ou melhor tomei 3 por q eu sentia uma dor forte então o dentista aplicou até ai normal como tbm ja tratei outros dentes e nunca tive problema com anestesia até que quarta feira dia 11-09-13 quando ele aplicou me deu tontura forte, falta de ar, minha cabeça esfriou nunca senti tal coisa pensei q ia morrer, mandou eu respirar esperou um pouco e continuou e ficou blz, no entanto tinha me falado que aplicou com adrenalina e falou ainda q algumas pessoas tem reações e tals, sai bem do consultório e fui viajar pra praia sendo q ja tinha pago um pacote pra ir com a família, a noite me deu um desespero o mesmo que senti no consultório um calor e eu com cobertor de pelo e com aflição ,medo, cabeça ( testa ate o topo da cabeça) sentia esfriar nao dava pra pensar em nda somente panico mesmo acordei nao consegui tomar cafe porq até o estomago ficou ruim... bem fui em um amigo farmaceutico e ele me explicou que o profissional deveria ter feito sem adrenalina e era a causa desse tremendo mal estar esse farmaceutico antes que alguem vem falar q esse cara nao é medico mas a experiência de 30 anos do cara é mais q muitos medicos por aí, bem me passou um remedio para o estômago e um calmante para tirar essa ansiedade e desespero e ainda falou q iria passar pouco a pouco os sintomas mas iria demorar 7 dias até o organismo melhorar, realmente hoje sabado 14-09 estou um pouco melhor mas ainda tenho os sintomas não existe alguma coisa pra cortar esses sintomas de vez? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Pelo contrário. O uso de vasoconstrictor (no caso, adrenalina, conforme informado) é altamente recomendado na anestesia odontológica.

      O uso do vasoconstrictor é recomendado por vários artigos científicos, justamente por permitir que a região a ser manipulada passe mais tempo anestesiada, uma vez que os vasos são contraídos e absorção da droga no local ocorre de maneira mais lenta.

      Quando NÃO se utiliza vasoconstrictor, a absorção da droga ocorre mais rapidamente, logo a anestesia dura pouco tempo, sendo necessário o uso de mais anestésico, expondo o organismo a uma maior quantidade de droga.

      Suas reações podem ser efeitos adversos ao anestésico, o que é incomum mas pode ocorrer. Em poucos dias você estará normal.

      Melhoras.

      Excluir
  111. Dr. Wilson,
    Agadecerei muito se puder me ajudar, já que levarei seu possível comentário ao meu alergologista e ao meu dentista.
    Em junho iniciei um tratamento dentário, no qual necessito realizar duas extrações e dois implantes e um tratamento de canal em um terceiro dente. Tentamos iniciar por uma das extrações.
    A medicação utilizada para a anestesia foi o Prilonest (Cloridrato de Prilocaína + Felipressina). Logo que a sua colega terminou de injetar o anestésico meu corpo todo começou a formigar e tive um enorme mal-estar. Ela interrompeu o procedimento e chamou um cardiologista com consultorio no mesmo prédio. Ele afirmou que ao entrar na sala eu tinha os lábios roxos. Me recuperei e fui para casa. Eu a senti insegura e decidi interromper o tratamento.
    Já procurei dois alergologistas. O primeiro orientou a realização dos procedimentos em hospital (já tentei junto ao plano de saúde, mas se negaram num primeiro pedido). Outra informação que me passou foi sobre os grupos de anestésicos: amidas ou esteres. A prilocaína é uma amida. A recomendação seria tentar usar um ester. Talvez alguma coisa como benzocaína.
    Fui ao segundo alergologista que fez vários testes com diversas substâncias para avaliar minha sensibilidade, incluindo a prilocaína e o metil parabeno (veículo no anestésico e em um protetor solar que me causou o mesmo tipo de reação). Sua orientação foi de buscar um outro anestésico que não tenha o metilparabeno como veículo.
    No final de tudo, voltei ao meu antigo dentista, em quem tenho larga confiança, e estamos tentando buscar algum anestésico que eu possa usar, com a lógica de primeiro testar minha sensibilidade junto ao alergologista.
    Já peguei diversos e a maioria usa o metilparabeno como veículo.
    Também já li sobre alguns efeitos da prilocaína e achei alguns outros possíveis anestésicos. Inclusive a articaína (Ex. Articaíne, isento de metilparabeno), que apesar de ser uma amida, tem um grupo ester na sua formação.
    Gostaria de ver sua opinião sobre o quadro e procedimentos que eu deva adotar, deixando como última hipótese a intervenção em ambiente hospitalar, tanto pela dificuldade quanto pelos custos que seriam gerados.
    Att.
    Claudio Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      As anestesias locais utilizadas na forma de tubetes (para injeção) são somente existentes nas forma de amida, por apresentar maior estabilidade em solução e por raramente desencadear reações alérgicas. Por ser mais utilizado, é o que apresenta mais casos de reações alérgicas.

      Os anestésicos na forma amida (formulação de anestesia odontológica local) apresentam o metilparabeno nos tubetes de plástico para evitar perdas da solução por contaminação bacteriana. Geralmente as alergias não são aos anestésicos, mas sim aos componentes adicionais (conservantes, antioxidantes, etc.)

      Há estudos que comprovam a ausência de metilparabeno (conservante) nos tubetes anestésicos de vidro. Logo, poderia ser uma alternativa de estudo.

      A benzocaína, anestésico tipo éster, para uso odontológico, existe apenas na forma de anestésico tópico.

      O uso de articaína pode ser uma alternativa, todavia ela é contraindicada em pacientes que apresentam alergias às sulfas, por apresentar um anel tiofênico (molécula de enxofre) em sua composição (grupamento éster, como mencionou).

      Foi sugerido testes alérgicos cutâneos (mesmo assim ainda há a possibilidade de um resultado falso-positivo)?

      Todo um estudo detalhado do sue histórico médico-odontológico deve ser realizado, inclusive com os sais anestésicos. Como já existe uma alergia ao metilparabeno, pode-se estudar esta possibilidade.

      Boa sorte!



      Excluir
  112. Dr, tomo remedio pro coraçao e tenho arritimia
    Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Pode ocorrer interações medicamentosas, dependendo do medicamento utilizado!

      Converse com seu cardiologista e dentista sobre o assunto!

      Excluir
  113. . Gostaria de saber se o meu dente pode ser arrancado normalmente, pois ele só tem um lado pra fora. O outro lado quebrou e caiu. Tenho medo de ter que passar por cirurgia para arrancá-lo.

    ResponderExcluir
  114. doutor, boa tarde

    preciso extrair um dente do siso e estou sempre adiando por medo da anestesia, tudo isso após ver uma matéria no fantástico em que a pessoa morreu numa extração de siso, e ela tomava um anti-depressivo (paroxetina) que é o mesmo que eu tomo.
    Minha pergunta é a seguinte, esse anti-depressivo pode reagir com a anestesia, o que o sr. aconselharia no meu caso, quando fui fazer uma consulta pré cirurgica, solicitei que fosse me usado anestesia sem vasoconstritor, e com relação a alergia, fiz uma cirurgia ano passado de desvio de septo com anestesia local e correu tudo bem, é um bom sinal? uma anestesia local no nariz utiliza os mesmos componentes que uma odontológica, claro se for a mesma?
    Agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  115. Dr. outra duvida, o Sr. atende em Curitiba? moro em Curitiba e caso positivo queria agendar uma consulta para ver o meu caso da extração do siso.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  116. ola DR...tenho um quadro de ansiendade,e as vezes ataques de panico...preciso eztrair um dente e estou com muito medo da anestesia,ja arranquei 2 dentes, ja tomei anestesias no dentista mas msm assim tenho muito medo,tenho medo de um infarto,um Avc, sei lá algo do tipo....fico preocupado pq tenho pressao alta,tomo remedios á 1 ano,mas tenho muuito medo de me acontecer algo por causa da anestesia.....existe risco Dr.??.....obrigado

    ResponderExcluir

Receba atualizações do blog! Cadastre seu email!